sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Prefeito Romildo do Hospital realiza inauguração do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) em Tutóia


Na manhã desta segunda-feira, dia 29 de julho, o Prefeito Romildo do Hospital realizou a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, na Rua São José, nº 40, Centro DE Tutóia.
Para o prefeito Romildo que é um profissional da área da saúde e que tem mais de 20 anos de serviços prestados a população a necessidade da existência deste centro em nossa cidade, pois o mesmo era conhecedor das dificuldades de muitas famílias que necessitavam deste serviço que antes não existia em Tutóia.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Os centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas.

É importante destacar que pessoas com transtornos mentais possuem direitos, conforme o estabelecido pelo Ministério da Saúde, e estes devem ser observados pela sociedade. Os pacientes com problemas psiquiátricos, em alguns momentos, estão sujeitos a crises e o CAPS é o lugar indicado para seu acolhimento, pois o vínculo que o paciente estabelece com a equipe é muito importante neste momento.

Nos casos em que o paciente em crise está desorganizado mentalmente e o diálogo não é suficiente para o acolhimento, ou seja, quando há risco para o paciente, familiares e pessoas no entorno, há indicação de contenção química, que é a administração de remédios que tiram o paciente da situação de violência; e, em outras ocasiões é necessária a contenção física, impedindo fisicamente que o paciente use de violência contra si ou terceiros. Nestes casos extremos de contenção o paciente não consegue se comunicar com a família e equipe de saúde com quem é vinculado, e os procedimentos adotados levam em consideração a segurança e a proteção do paciente.


Com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Tutóia

Nenhum comentário:

Postar um comentário