Home / TUTOIA / Atividades socioambientais da Oceana Brasil mobilizam moradores da região de Tutóia

Atividades socioambientais da Oceana Brasil mobilizam moradores da região de Tutóia

Na Oceana Brasil, o cuidado com o meio ambiente não se restringe à sua atividade industrial. Tradicionalmente, ao longo do ano, a empresa investe em programas de educação, treinamento, capacitação e benefícios socioambientais, na região do entorno de sua unidade no litoral do Maranhão. No último ano, foram realizadas perto de 50 atividades, entre palestras de educação ambiental e cidadania, mutirões de limpeza, melhorias urbanas, integração social, comemorações de datas relacionadas ao meio ambiente, participação em eventos regionais e apresentações sobre o processo ecologicamente correto de extração e beneficiamento da alga Lithothamnium.

As atividades socioambientais da Oceana no último ano contaram com a participação de pessoas da comunidade, principalmente alunos e professores de 16 escolas da região, além de pescadores e lideranças locais – número que vem aumentando ano após ano. As ações ainda envolveram profissionais da área de assistência social e técnicos da empresa, e consultores em meio ambiente. “Nosso principal objetivo, parte da missão da empresa, é contribuir para a conscientização da comunidade, em especial jovens e crianças, sobre a importância da preservação ambiental e difundir atitudes que promovam o desenvolvimento sustentável”, afirma Daniel Frason, CEO da Oceana Brasil.

Ações em destaque

As palestras de conscientização ambiental nas escolas são sempre muito concorridas e se complementam com outras atividades no ano. Por meio de audiovisuais e atividades práticas, os alunos aprendem sobre o valor da natureza para a vida humana e como eles podem ajudar na sua preservação. Em 2017, foram vários os temas que despertaram interesse, como Uso Consciente da Água, Consumo Consciente, A Criança e o Meio Ambiente, Preservação da Fauna.

As comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia da Árvore e Dia da Reciclagem também tiveram a participação da Oceana, com plantio de mudas de árvores, atividades práticas e palestras. A empresa ainda apoiou várias comemorações regionais, entre elas o Dia do Pescador e a 1ª Expo Ambiental de Tutoia. Outra ação que desperta o interesse da comunidade são os Mutirões de Limpeza nas praias, que visam reforçar atitudes de educação ambiental. No ano passado, o mutirão foi na praia da Barra, em Tutóia. Profissionais da Oceana ainda reforçaram essa ação indo a casas de moradores para dar orientações sobre o descarte do lixo.

Outra atividade que atrai a atenção de jovens e crianças nas escolas é a de Educação no Trânsito. Com o apoio de profissionais da área, são transmitidas noções sobre os cuidados ao atravessar uma rua e o significado de alguns sinais de trânsito. A preocupação com a melhoria urbana também motiva as ações sociais da Oceana. Em 2017, a empresa contribuiu com máquinas, material e mão de obra em áreas públicas de Tutóia, como Arena Esportiva Abraão e Arena Manoel Zuzu, na via ao lado do Colégio Almeida Galhardo e em área em frente à Unidade Integrada Gonçalves Dias.

Oceana Brasil

Check Also

DECEPÇÃO! Roseana consegue reunir apenas 60 pessoas em Mirinzal

A “caravana da guerreira” retornou às suas atividades pré-eleitorais nesta sexta-feira (15), e da pior …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *